10.13.2012

"pregar um prego na cabeça até um tipo cair morto"

o branqueamento da História que os Alemães fazem, escondendo o melhor que podem de si próprios as atrocidades cometidas durante a WWII, não é diferente daquele que nós fazemos em relação à Guerra Colonial e muito particularmente em relação aos Descobrimentos.

Fomos grandes, fomos ricos, os mais ricos da Europa, por causa do ouro sim, por causa das especiarias não, por causa dos escravos sim (sobretudo por causa dos escravos). Todos tivemos História no Liceu e em quantos livros está isso escrito? Está bem, por vezes a realidade é mais dura do que podemos suportar e é assim para a Alemanha também.

Mas neste momento a História não tem (nunca terá) tanta importância como o presente. E se devíamos ter aprendido alguma coisa com o passado (europeus, cidadãos do mundo em geral) é que estamos todos ligados, dependemos todos uns dos outros, se lançarmos uma bomba atómica no outro lado do mundo estaremos a comer cereais com radiação daí a uns dias, se explorarmos um país durante uns anos daí a umas décadas estaremos a ser explorados por eles, se forçarmos um povo à miséria para mantermos um sistema que não funciona, entraremos também na miséria quando o sistema ruir porque as estruturas que o mantêm só funcionam em conjunto.

Vivemos rodeados de informação e continuamos ignorantes como sempre em relação aos Humanos (a nós próprios).

1 comment:

Lili C. said...

Não se liga à história e está lá tudo!..

pessoas com extremo bom gosto